As soluções sustentáveis têm conquistado cada vez mais espaço no mercado global com o aumento da conscientização sobre assuntos climáticos por uma significativa parte da população.
Como exemplo disso, podemos citar os carros elétricos. Tecnológicos, práticos e eficientes, eles surgem como uma alternativa sustentável na luta contra a poluição e o aquecimento global.
Mas você sabe o que são carros elétricos, quais os tipos que existem e suas vantagens?
Se você ainda está na dúvida se vale ou não investir nesse tipo de veículo, a Hero Eco Energia vai te explicar tudo o que você precisa saber sobre eles.
O que são carros elétricos?
Os carros elétricos, ou também chamados de veículos elétricos (VE), são meios de transporte movidos exclusivamente por eletricidade, que usam energia armazenada em baterias recarregáveis.
Diferentemente dos carros que utilizam motores de combustíveis fósseis, como o álcool, gasolina ou diesel, esses veículos se destacam como uma solução mais ecológica para o meio ambiente em comparação aos veículos tradicionais, ao contribuir para a redução de emissões de gases poluentes, otimizar o uso de energia e gerar menos resíduos.
Quais são os tipos de carros elétricos?
Existem quatro tipos de carros elétricos, cada um com suas características específicas que se adaptam ao estilo de vida de cada pessoa:
HEV (Hybrid Electric Vehicle)
O Veículo Híbrido Elétrico combina um motor a combustão interna (que pode ser movido a gasolina, álcool ou diesel), com um ou mais motores elétricos que funcionam em conjunto, como uma espécie de sinergia.
Eles são abastecidos com combustíveis, mas contam com um sistema de frenagem regenerativa (KERS), gerando assim eletricidade para complementar seu funcionamento.
PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle)
Similar ao HEV, o Veículo Híbrido Plugável, é um tipo de carro híbrido que conta tanto com um motor a combustão interna, que pode ser movido a gasolina, álcool ou diesel, quanto com um motor elétrico e uma bateria recarregável de maior capacidade.
A diferença dele para o HEV (Veículo Híbrido Elétrico) é que, além do carregamento por meio de frenagem regenerativa (KERS), o PHEV também pode ser abastecido por meio de um cabo alimentado por fonte externa.
BEV (Battery Electric Vehicle)
O Veículo Elétrico a Bateria é 100% elétrico, ou seja, usa a eletricidade como única e principal fonte de combustível. Esses veículos não possuem motor de combustão interna, mas sim entradas para recargas elétricas e são carregados conectando-os a uma fonte de bateria externa.
Além de serem mais econômicos em termos de custo de operação, os BEVs são livres de emissões de poluentes.
FCEV (Hydorgen Fuel Cell Electric Vehicle)
O Veículo Elétrico a Célula de Combustível utiliza o gás hidrogênio para gerar eletricidade a partir de uma reação química entre hidrogênio e oxigênio. Essa conversão produz apenas água e calor, tornando-o uma alternativa limpa e sustentável, já que não emite gases poluentes, reduzindo significativamente a poluição na atmosfera.
Vantagens dos carros elétricos
Agora que você já sabe o que são carros elétricos e quais são os tipos que existem, vamos explorar as principais vantagens que esses tipos de veículos oferecem.
Economia para abastecer
Considerando o preço atual da gasolina, a troca para um carro elétrico pode representar uma economia significativa para o seu bolso.
A energia elétrica, geralmente, é mais barata que os combustíveis fósseis, resultando em menores custos em relação a um carro tradicional.
Silêncio aos ouvidos
Quem é que não gosta de dirigir de forma tranquila e relaxante? A experiência com um carro elétrico é marcada pelo silêncio quase absoluto, ao contrário dos veículos a combustão, que produzem ruídos e vibrações constantes durante a condução.
Isso não apenas proporciona mais conforto ao passeio, mas também contribui para a diminuição de ruído nas ruas, tornando o meio ambiente mais sustentável e harmonioso.
Zero emissões
Em comparação ao motor a combustão, o carro elétrico reduz em, aproximadamente, 30% a geração de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera. Optar por esse tipo de veículo é mais uma maneira de apoiar um meio ambiente mais limpo e “livre” de combustíveis fósseis, como a gasolina e o etanol.
Manutenção mais barata
Por não possuírem motor de combustão, consequentemente, eles não precisam de trocas de óleo, de filtro ou refrigeração para o funcionamento, ocasionando assim, uma redução de até 30% nos custos de manutenção.