Você tem curiosidade em saber como carregar um carro elétrico? Para aqueles que se interessam pelo assunto ou tem esse tipo de veículo na lista de desejos, é natural buscar mais informações sobre como acontece o processo de recarga desses carros, que funcionam por meio de um motor elétrico com bateria recarregável.
Então, para te ajudar a entender melhor o tema, elaboramos tudo o que você precisa saber sobre o carregamento de um carro elétrico antes de você realizar a sua compra, se esse for o seu caso.
O que são carregadores de carros elétricos
Carregador de carro elétrico nada mais é que um equipamento desenvolvido exclusivamente para realizar a recarga da bateria de um veículo elétrico, utilizando um cabo conectado a uma fonte externa de energia elétrica.
Os carregadores de carros elétricos são classificados com base no tipo de corrente que utilizam: corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC). Essa distinção é importante pois determina tanto a velocidade de carregamento quanto a potência do carregador.
Mas o que isso significa? Os carregadores de corrente alternada (AC) são geralmente mais lentos, ideais para recargas noturnas ou em situações que o veículo consegue ficar estacionado por períodos mais longos. Já os carregadores em corrente contínua (DC) são mais potentes e ideais para recargas rápidas, a solução para quem busca mais praticidade e agilidade no dia a dia.
Como é feita a recarga de um carro elétrico
Tal como nossos celulares, o carregamento de um carro elétrico é mais simples do que você imagina: basta conectar o veículo a uma fonte de energia externa (tomada ou estação de recarga), e aguardar até que sua bateria esteja totalmente carregada.
A energia externa, isto é, a energia que entra no veículo, é sempre disponibilizada em corrente alternada (AC), enquanto a bateria do carro elétrico armazena energia em corrente contínua (DC).
É nesse momento que um dos componentes mais importantes do carro elétrico entra em ação: o inversor, também chamado de conversor de bordo. Localizando dentro do automóvel, ele é o principal responsável por converter a corrente alternada (AC) da rede elétrica em corrente contínua (DC). Sem o conversor, o carro não conseguiria utilizar a energia fornecida pelas fontes externas para carregar sua bateria, tornando o carregamento impossível.
Tipos de carregadores
Carregador de emergência
É aquele item de fábrica, que geralmente acompanha o seu veículo elétrico no momento da compra. Pequeno e fácil de ser transportado, é considerado de baixa potência e realiza recargas em tomadas de 10A, normalmente em 110V ou 120V.
Como o próprio nome já diz, é o carregador ideal para situações emergenciais onde não há outras opções de carregadores mais rápidos, já que funciona em corrente alternada (AC), isto é, deixando o processo de carregamento mais demorado.
Carregador portátil
Similar ao carregador de emergência, porém, fornece até 10x mais potência de carregamento. Solução prática e flexível para carregar em diferentes locais, funciona em corrente alternada (AC), pode chegar a 32A em 3 fases, reduzindo o tempo de recarga das baterias.
Carregador residencial
Também chamado de wallbox, o carregador residencial é um dos mais rápidos, seguros e utilizados por motoristas. Geralmente funciona em corrente alternada (AC), de 16A a 32A, e pode ser instalado na garagem de casa, tanto em parede quanto em um totem.
Carregador Comercial
É parecido com o residencial e comum em espaços públicos com grande fluxo de pessoas, como shoppings, supermercados, restaurantes e empresas. Diferente dos anteriores, contam com mais recursos tecnológicos como monitoramento de consumo, gestão de energia, agendamento de recargas e pagamento online.
Funciona em corrente alternada de 16 a 32A e também podem ser instalados na parede, totem ou no chão.
Carregador de carga rápida
Também conhecido como Fast DC, o carregador de carga rápida é o modelo mais potente no mercado, utilizando corrente contínua (DC) de alta potência para proporcionar recargas ultrarrápidas que podem levar apenas 30 minutos e alcançar 80% da capacidade da bateria do carro elétrico.
Geralmente, é instalado em rodovias e locais públicos de alto fluxo para atender a veículos que precisam de recarga rápida durante as viagens.
Como é feita a recarga de um carro elétrico
O tempo de carregamento de um carro elétrico é determinado por dois fatores: a intensidade da corrente elétrica disponível e a potência do carregador do veículo, seja ele emergencial, portátil, residencial, comercial ou de carga rápida.
Resumindo: se o carro elétrico for carregado com o mesmo tipo de corrente que a bateria utiliza, ou seja, corrente contínua, o processo de carregamento será mais rápido. Por outro lado, se a carga for realizada com corrente alternada, como ocorre na maioria das situações, o carregamento será mais demorado.
Fontes: Carregador de Carro Elétrico: Saiba como funciona | NeoCharge
Conheça os carregadores de veículo elétrico disponíveis no mercado brasileiro | Portal Solar